Em Sistemas de Gestão da Qualidade os problemas normalmente são detectados em função de instrumentos gerenciais que dão ênfase à melhoria contínua da eficácia do referido sistema.
Os problemas mais comuns são aqueles identificados como não conformidades.
Após a identificação de um problema, é fundamental dar seguimento às ações recorrentes, tais como: listagem de problemas, priorização a ser dada ao tratamento do problema, análise das causas e identificação da causa principal de cada problema, correção e elaboração de um Plano de Ação para ações corretivas e, onde aplicável, de ações preventivas.
Uma forma de tratar organizadamente todo esse processo (identificação do problema até a implementação eficaz da ação requerida para que ele não mais ocorra em função da causa eliminada ou bloqueada) é observar os passos a seguir apresentados, tomando como referência exemplos hipotéticos.
Listagem dos problemas
Por exemplo: lista de não conformidades, tais como:
- Aquisição de produtos e serviços apenas pelo baixo preço (NC1)
- Desconhecimento da política da qualidade (NC2)
- Falta de treinamento de pessoal (NC3)
- Falta de registros da competência de pessoal (NC4)
- Documentos de aquisição sem descrição das informações relacionadas ao produto a ser adquirido (NC5)
Priorização dos problemas listados
Por exemplo: uso da Matriz GUT – Gravidade, Urgência e Tendência.
Desenvolvida por Kelpner e Tregoe, serve para quantificar a importância de determinados problemas num processo de priorização de ações para a solução dos mesmos.
No seu formato mais simples a Matriz GUT é composta de 5 colunas:
VALOR
|
G (Gravidade) | U (Urgência) | T (Tendência) | G x U x T
(valores máximos) |
5 | Os prejuízos e dificuldades são extremamente graves |
É necessária uma ação imediata
|
Se nada for feito a situação pode piorar rapidamente | 125 |
4 | Os prejuízos e dificuldades são muito graves |
É necessária uma ação com alguma urgência
|
A situação pode piorar a curto prazo | 64 |
3 | Os prejuízos e dificuldades são graves | É necessária uma ação à curto prazo | A situação pode piorar a médio prazo | 27 |
2 | Os prejuízos e dificuldades são pouco graves | É necessária uma ação a médio prazo | A situação pode piorar a longo prazo | 8 |
1 | Os prejuízos e dificuldades são sem gravidade | Não há pressa para a tomada de ação | A situação não piorará, podendo, até mesmo, melhorar | 1 |
A coluna da GRAVIDADE trata das conseqüências se nada for feito.
A coluna da URGÊNCIA trata dos prazos para as tomadas de ação.
A coluna da TENDÊNCIA trata da conseqüência (proporção) dos problemas numa visão futura.
Por exemplo: da lista de não conformidades poderíamos ter a seguinte pontuação GUT:
Não Conformidade | G | U | T | G x U x T |
NC1 | 5 | 3 | 4 | 60 |
NC2 | 4 | 3 | 3 | 36 |
NC3 | 4 | 3 | 2 | 24 |
NC4 | 4 | 2 | 2 | 16 |
NC5 | 3 | 2 | 2 | 12 |
Assim, pela técnica Matriz GUT, a NC1 é a prioritária, pois atingiu o maior total (60 pontos)
Para a análise de causas e identificação da causa de um problema podem ser utilizadas quaisquer técnicas, tais como diagrama “espinha-de-peixe” ou “causa-e-efeito”, bem como a técnica “ CCP – Correlação de Causas Prováveis”. A técnica CCP também é conhecida por Diagrama de Correlação.
- reúne-se um grupo de pessoas que conheçam o processo dentro do qual o problema (p. ex. uma não conformidade) ocorreu.
- distribui-se pedaços de papel (p. ex. uma folha tamanho A4, dividida em 8 partes) a cada um dos participantes. Cada participante receberá quantos pedaços de papel julgar necessários.
- Cada pessoa colocará, em cada um dos pedaços de papel que necessitar, uma causa específica que julgar como possível de estar ocorrendo para a geração do problema (não conformidade).
- É dado um tempo para cada participante elaborar as causas que julgar estarem ocasionando o problema em foco (p. ex. até 20 minutos).
- Recolhe-se todos os pedaços de papel, com suas causas identificadas (segundo a opinião de cada participante).
- Sobre uma mesa, procura-se fazer uma correlação entre as várias causas identificadas, colocando-se sempre um papel antes do outro, segundo seja considerado, respectivamente, causa ou
- No final dessas correlações restará uma causa raiz (principal). Se ao final forem isoladas mais de uma causa principal, deve ser aprofundada a correlação para que fique apenas uma causa principal.
Por exemplo: Aplicando a Técnica CCP para a não conformidade (NC1) considerada prioritária, poderíamos considerar, por hipótese, que a causa raiz (principal) tenha sido a seguinte:
“Falta ou imprecisão de dados sobre desempenho e qualidade, impedindo avaliações da relação custo/benefício”.
- Elaboração de Plano de Ação para implementação da ação corretiva (ou preventiva)
Pode ser utilizada a técnica 5W1H.
CAUSA | O QUE
(What) |
PORQUÊ
(What) |
QUEM
(Who) |
QUANDO
(When) |
ONDE
(Where) |
COMO
(How) |
Por exemplo: Para o caso da causa principal geradora na NC1, utilizando a técnica 5W1H, o Plano de Ação poderia ser:
CAUSA | O QUE
(What) |
PORQUÊ
(What) |
QUEM
(Who) |
QUANDO
(When) |
ONDE
(Where) |
COMO
(How) |
Falta ou imprecisão de dados sobre desempenho e qualidade impedindo avaliações da relação custo/ benefício | 1.Definição preliminar dos dados de controle.
2.Obtenção dos dados reais.
3.Análise dos dados e informações
|
1.Para permitir a obtenção dos dados
2.Para cálculo e análise dos dados
3.Para avaliar a relação custo/ benefício |
1.Especialista e responsáveis pelos processos envolvidos
2. Responsáveis pelos processos envolvidos
3. Responsáveis pelos processos envolvidos |
1.Imediatamente
2. Após (1) acima
3. Após (2) acima |
1.Em Cada área
2.Em cada área
3.Em cada área |
1.Consenso entre os processos envolvidos
2.Capacitação de quem vai coletar e analisar os dados
3.Uso de metodologia para coleta e análise dados |