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Características da Qualidade

Características da qualidade são propriedades diferenciadoras.

Uma característica pode ser inerente (que faz parte ) ou atribuída podendo ser considerada também como qualitativa ou quantitativa.

Existem vários tipos de características, tais como:

  • Físicas (p. ex.: características mecânicas elétricas, químicas e biológicas) correspondem aos aspectos tecnológicos, tais como dimensões, rugosidade, resistência, composição química, armazenamento;
  • Sensoriais (p. ex.: relacionadas com olfato, tato, paladar, visão e audição);
  • Comportamentais (p. ex.: cortesia, honestidade, veracidade e educação); também podem ser características morais e éticas, relacionadas com juízo de apreciação referente à conduta humana;
  • Temporais (p. ex.: pontualidade, manutenibilidade, confiabilidade e disponibilidade); correspondem aos aspectos relacionados com a continuidade ao longo do tempo, tais como: confiabilidade e disponibilidade de um microcomputador, manutenção de um sistema de ar condicionado, pontualidade e continuidade de um serviço de transporte urbano;
  • Ergonômicas (p. ex.:características fisiológicas relacionadas à segurança humana);
  • Funcionais (p. ex.: velocidade máxima de um veículo, inclinação máxima de uma cadeira);
  • Contratuais (p. ex.: exigência de certificados de garantia, registros de controles efetuados, certificação de pessoal, qualificação de pessoal, qualificação de processos); correspondem às características formalizadas em um contrato entre as partes envolvidas;
  • Psicológicas (p. ex.: beleza, “status”, modismo e afinidades); são características subjetivas, que variam de pessoa para pessoa.

As características da qualidade:

São propriedades diferenciadoras inerentes a um produto ou serviço, processo ou sistema, relacionadas a requisitos.

Porque para o entendimento da definição de característica da qualidade é necessário esclarecer que requisito é uma necessidade ou expectativa que é expressa, geralmente de forma implícita ou obrigatória.

Portanto a expressão “geralmente de forma implícita” significa que é uma prática costumeira ou usual para a organização, seus clientes e outras partes interessadas (proprietários, acionistas, empregados, colaboradores, fornecedores, sindicatos, parceiros e a sociedade) e que a necessidade ou expectativa sob consideração está implícita.

Para um qualificador pode ser usado para distinguir um tipo específico de requisito, como por exemplo, requisito do produto, requisito de gestão da qualidade, requisito do cliente, requisito da legislação, requisito de norma técnica. Requisitos podem ser gerados pelas diferentes partes interessadas.

Assim é usual classificarmos ou separarmos em categorias, requisitos da qualidade que tenham o mesmo uso funcional. Por exemplo, a categoria de um hotel em um guia hoteleiro ou a classe de uma passagem aérea numa agência de viagens.

Quando se estabelece um requisito da qualidade, a classe é geralmente especificada.

Os requisitos são estabelecidos ou declarados em documentos denominados especificações. Uma especificação pode se relacionar a atividades (p. ex. especificação de produto, especificação de processo, especificação de ensaio) ou a produtos (p ex.: especificação de produtos, especificação de insumos, especificação de desempenho, desenhos de projeto).

 

Autor: Telmo Travassos de Azambuja

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